15/04/2010

Mini Mundo


Família Höppner
A História do Mini Mundo nasceu de um sonho. Um sonho de fantasia onde podemos ver o mundo - e porque não, até nós mesmos - com um pouco mais de fantasia, diversão e imaginação.
Sonhos de uma Família de imigrantes alemães que vieram ao Brasil em 1952, deixando a turbulenta Europa dos períodos de guerra. Sonhos de paz,de contos de fadas com final feliz, que acabaram fazendo parte inicialmente do Hotel Ritta de Höppner, onde tudo começou.
Sonhos era o que mais tinham,num período da história em que sonhar era necessário para manter a esperança de viver, mesmo tendo que, contrariados à deixar sua Terra natal.
Nascendo praticamente junto com a cidade (Gramado), em 1958, o Hotel começa a tomar forma junto com estas lembranças, e suas paredes literalmente carregam histórias de contos de fadas sempre acompanhadas de seus personagens.
Crescendo aos poucos, retrata em seus chalés os traços de uma arquitetura que tanto havia deixado saudades, e que tanto, encanta à todos.
O Mini Mundo nasceu como que uma extensão deste projeto, já que na área junto ao hotel não cabiam as ideias que a fantasia insistia em tornar concretas bem ali, junto de nós.
Tudo teria que estar em escala menor, para que também pudesse ser visto de uma forma mais abrangente e simpática.
Aqui um cidade nasceria para ser vista de forma mais completa, do alto.Tudo sem esquecer da sua história, contada pelos seus moradores.
Uma cidade inteira em miniatura, ao ar livre.Brinquedos de adultos fabricados artesanalmente, seguindo projetos verdadeiros dos prédios correspondentes, absolutamente fiéis, a escala de 24 vezes menor que as originais.O Trânsito dos trens move a economia de uma grande cidade formada por prédios europeus que se misturam aos do Brasil,Argentina e pelo próprio prédio do Hotel Ritta de Höppner.
Uma cidade multiétcnica com certaza, como o nosso mundo real,e que nunca para de crescer, procurando continuamente a identidade com os sonhos de seus visitantes e moradores.
O Mini Mundo emancipou-se em 1983, que passou a ter vida própria com a participação de turistas que o visitavam, 24 anos de portas abertas, inclusive ao sol e à chuva, aprendeu a conviver com problemas como os de tantas cidades em crescimento.
O que também nos mostra o quanto ela, a partir de um sonho, que se tornou real, e desde sempre inovadora, vanguardista e criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário